• Obras de Kardec

Artigo (Parte I): Uma revisão na história da 5a edição de A Gênese

Os eventos relacionados à impressão e a publicação da edição de 1869



Boa noite a Todos,
O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Uma revisão na história da 5a edição de A Gênese Parte I – Os eventos relacionados à impressão e à publicação da edição de 1869" de Autoria de Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos e Luciana Farias.
O tema envolvendo a validade da 5a edição da obra A Gênese se tornou muito debatido nos últimos anos. Livros sobre o assunto foram publicados, assim como matérias e artigos de opinião. Entretanto, ainda não tinha sido publicado na literatura espírita, um artigo de caráter verdadeiramente científico sobre este tema. O artigo passou pela análise de pareceristas anônimos que não somente fizeram muitas orientações, críticas e recomendações, mas também reconheceram o mérito de estudo e pesquisa do presente trabalho.
O artigo de Ribeiro Jr., Bastos e Farias apresenta um histórico da questão em torno da obra A Gênese, o surgimento das dúvidas em torno da validade da sua 5a edição, apresenta a descoberta de uma 5a edição datada de 1869 (contra a de 1872 que era a única conhecida), e apresenta e analisa as questões legais (as leis) em torno do trabalho de edição e publicação de livros válidos à época de Kardec, incluindo a questão de como fica a "herança" dos compromissos assumidos com editoras na publicação de livros e obras. O artigo ainda propõe 3 hipóteses para a questão da legitimidade da 5a edição de A Gênese, e propõe uma delas como a mais provável (o Leitor é convidado a ler o artigo para conhecer as hipóteses e a que os Autores escolheram). Um detalhe relevante, é que este artigo é o primeiro de vários que eles irão desenvolver sob outros aspectos.
Embora saibamos que muitos irmãos espíritas tem opinião formada sobre o assunto, cabe dizer que a fé raciocinada pede critério de estudo e análise. O presente artigo se apresenta, portanto, como um verdadeiro exemplo de como trabalhar assuntos delicados e controversos, mas com a devida seriedade e caráter científico (não apenas seriedade) que sabemos que Kardec sempre apreciou. Cumpre esclarecer que não é esse artigo ou algum livro que ditará a verdade final sobre esse e muitos outros assuntos e descobertas importantes no meio espírita, mas sim a leitura, avaliação e citação desses trabalhos pela comunidade espírita.
O artigo pode ser acessado gratuitamente através do link: http://dx.doi.org/10.22568/jee.v8.artn.010209 Apenas lembramos que a reprodução em parte ou em todo requer a autorização dos Autores. O artigo pode ser citado da seguinte forma: A. R. Jr., C. S. Bastos, L. Farias, Jornal de Estudos Espíritas 8, 010209 (2020), DOI: 10.22568/jee.v8.artn.010209.
Se você gostou do artigo ajude a divulgar o link acima. Se conhecer pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações, peça para escreverem para o editor em jestudosespirtas@gmail.com Se ainda não conhece o JEE, navegue pelo site, conheça a proposta, e acesse gratuitamente os artigos já publicados. O acesso é aberto/gratuito.
Esperamos que este e outros estudos ajudem o movimento espírita a perceber como o conhecimento espírita deve avançar.
Abraço fraterno,
Alexandre Fontes da Fonseca
https://sites.google.com/.../volume-8.../resumo-art-n-010209


21 visualizações0 comentário