top of page
  • Foto do escritorObras de Kardec

As edições de O Céu e o Inferno - Volume I: Edição Comparada (Francês)

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Está disponível mais um eBook do projeto Obras de Kardec, desta vez comparando os textos em francês das edições de O Céu e o Inferno, de Allan Kardec.



Prefácio


A fé raciocinada, um dos pilares fundamentais da Doutrina Espírita, exige um critério para o estudo e a análise. O caráter científico que embasou a codificação deve estar presente em qualquer trabalho que se propõe — não a impor verdades — mas a ajudar que nos aproximemos delas.


Kardec nos ensinou isto!


Nos valemos deste caráter científico desde o início de nossas pesquisas acerca da validade ou não da tese de adulteração das obras de Kardec, que começou em 2017 com a obra A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. A partir de março de 2020 junto com a divulgação de manuscritos inéditos que compõem o museu AKOL – AllanKardec.online, temos dito que muitas hipóteses poderiam ser formuladas sobre as alterações ocorridas na 5ª edição de A Gênese.


Há quem já possua uma opinião consolidada sobre os “fatos” ocorridos após o desencarne do mestre Allan Kardec, e sobre as alterações ocorridas nesta obra, fundamentada nos livros publicados nos últimos três anos e em estudos das diferenças entre as edições. Visando incentivar e auxiliar este estudo comparativo, foi lançado em maio de 2020 o eBook As edições de A Gênese (Francês e Português).


Nos últimos meses, muitos documentos históricos — fontes primárias/diretas relacionadas a esta edição revisada, corrigida e aumentada — vieram a público, acompanhados de textos com o resultado das pesquisas em andamento. Dentre eles, destacamos o artigo Uma revisão na história da 5a edição de A Gênese Parte I - Os eventos relacionados à impressão e à publicação da edição de 1869, que, de forma fundamentada, sugere como hipótese mais provável que Allan Kardec é o autor das alterações na 5ª edição de A Gênese.


Este mesmo caráter científico é exigido agora quando são levantadas dúvidas sobre a autoria da 4ª edição do livro O céu e o inferno, ou a justiça divina segundo o Espiritismo e a hipótese de adulterações supostamente ocorridas em seu texto.


Sobre este assunto já foram feitas duas publicações, em 10 e 13 de novembro de 2020, que apresentam fontes primárias/diretas que indicam que a 4ª edição de O céu e o inferno já havia sido impressa em fevereiro de 1869, com Allan Kardec ainda vivo. Também foi apresentada uma análise de um importante documento da historiografia do Espiritismo, datado de setembro de 1868, que traz no seu conteúdo, que o livro O Céu e o Inferno iria igualmente ser reimpresso com correções, indicando que Allan Kardec estava efetuando alterações nesta obra, reforçando o afirmado na Revista Espírita de julho de 1869: O Céu e o Inferno estava disponível para venda a partir de 1º de junho de 1869, inteiramente revisto e corrigido por Allan Kardec, e com importantes modificações.


Este e-book As edições de O céu e o Inferno, distribuído de forma totalmente gratuita, fornece uma ferramenta inédita e preciosa para os estudiosos e pesquisadores, pois traz a possibilidade de se efetuar, de forma didática e simples, comparações entre os textos existentes na 1ª edição e na 4ª edição desta obra. Trata-se de um trabalho elaborado por pesquisadores comprometidos com a Doutrina Espírita e com o mestre Allan Kardec. Seu principal objetivo é ajudar os leitores em suas análises, interpretações e conclusões.


Enfatizamos que o rigor lógico e o uso de critérios científicos de investigação devem estar sempre presentes, para validar ou refutar hipóteses e nos aproximarmos da verdade, fazendo, sempre que possível, o uso da Historiografia, como a ciência da História, fundamentada nas fontes primárias/diretas, com a devida isenção e humildade. Além disto, a Hermenêutica e as teorias de interpretação são ferramentas fundamentais no auxílio dos estudos e devem ser usadas, evitando possíveis conclusões fundamentadas em simples recortes de textos e/ou palavras. Façamos isto em nome da Doutrina Espírita.


Não somos vinculados a qualquer instituição e nem somos partidários de quaisquer ideologias. Somos pesquisadores e atuamos de forma independente a qualquer entidade espírita. Respeitamos todas as opiniões divergentes e sempre consideramos e incorporamos em nossas análises as fontes primárias/diretas trazidas pelos colegas pesquisadores. Não temos qualquer dificuldade em alterar nossas conclusões desde que nossas hipóteses se mostrem falseadas por novos documentos e fontes primárias/diretas.


Bons estudos e boas pesquisas a todos!


Historiografia do Espiritismo



364 visualizações0 comentário
bottom of page