top of page
  • Foto do escritorAllan Kardec Online

Carta de Amélie Boudet mencionando Grand Boulogne em breve no Projeto Allan Kardec

Segundo pesquisa de Carlos Seth do CSI do Espiritismo, docteur Alphonse de Grand Boulogne Autor da « Carta de um católico sobre o Espiritismo » era doutor em medicina, cavaleiro da legião de honra, antigo secretário da Sociedade Acadêmica de Medicina de Marselha, antigo vice-cônsul da França em Cuba e médium correspondente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em Havana, tendo sido mencionado apenas como Dr.Grand a partir da 2a edição de O Livro dos Médiuns (Primeira parte - Noções preliminares > Capítulo IV: “Dos sistemas”).

Mas na 1a edição de 1861 aparece como Dr. Grand Boulogne. Na Revista Espírita, ele aparece como Dr. Grand e Dr. De Grand Boulogne.

Desencarnou de uma doença do coração em 1874 em Paris. Foi autor de vários livros sobre medicina, por exemplo, sobre inflamações e doenças infantis, tendo trabalhado também na Argélia e no México (Vera Cruz, em missão, conforme vemos, entre outras fontes, no The New York Times de 14 de agosto de 1863).

Estaria Amélie se referindo à 1a edição de O Livro dos Médiuns nesta carta que endereçou a Kardec em 14/09/1860?


Esta edição do Livro dos Médiuns é de janeiro de 1861. Kardec estava provavelmente na região de Lyon (Lyon, Mâcon, Saint Étienne e Sens), na sua 1a viagem espírita, já que em 19/09/1860 participou do famoso banquete oferecido pelos espíritas lioneses.

Referência:

46 visualizações0 comentário
bottom of page