• Allan Kardec Online

Estudo da atualização dos anúncios de edições das Obras de Kardec em Contracapas da Revista Espírita

Atualizado: Mai 14

Análise das Contracapas das Coleções Anuais da Revista Espírita entre 1858 e 1890


Constatações e conclusões que podem ser obtidas do estudo à partir da planilha, baseadas nas Revistas Espíritas do período de 1858 à 1890, da publicação/lançamento das obras anunciadas nas Revista Espíritas, e dos anos impressos constantes nos respectivos livros:



  1. A 2a. e a 3a. Edição de O Céu e o Inferno não tiveram seus lançamentos mencionados na Revista Espírita, entre 1865 e 1869.

  2. Os versos das contracapas - anteportada - das coleções anuais da Revista Espírita apresentam uma série de inconsistências entre a informação das obras nelas relacionadas (com suas respectivas edições), e as edições publicadas naquele ano, como pode ser constatado na planilha em anexo, destacado na cor laranja.

  3. A 5a. Edição de A Gênese, também, aparece no verso da contracapa do ano de 1878. Fato, até agora, não mencionado em nenhuma pesquisa efetuada.

  4. Existem fortes indícios de que o livro A Gênese tenha tido duas impressões (a primeira em 1869 e uma segunda em 1872), assim como ocorreu com o Livro dos Espíritos. Vale lembrar que a 2a. Edição do Livro dos Espíritos teve duas impressões, no ano de 1860, em datas diferentes, e com conteúdos diferentes.