• Allan Kardec Online

Caderno com as sessões manuscritas por Allan Kardec, realizadas na Viagem Espírita de 1862

Em 22 de março de 2020, em nosso post, trouxemos algumas informações sobre o livro Voyage Spirite en 1862 – Viagem Espírita em 1862 (Vide foto) – de Allan Kardec – que contém sessenta e quatro folhas e foi publicado no ano 1862.



Este livro apresenta descrições e observações sobre a situação do Espiritismo em várias localidades da França. Nesta viagem, que teve a duração de sete semanas e percorreu mais de dois mil e novecentos quilômetros, Kardec visitou Lyon, Bordeaux e umas vinte diferentes localidades, além de assistir mais de cinquenta reuniões.


Este livro contém as instruções dadas nestes diferentes Grupos Espíritas; as instruções sobre a formação de Grupos e Sociedades (Espíritas) e um modelo de regulamento para a sua utilização.


Kardec já havia feito, em outros anos, várias viagens para cidades da França, visando efetuar observações sobre a situação e o desenvolvimento da Doutrina Espírita no país.

Em 1860, esteve em Lyon e em algumas cidades que se encontravam no trajeto da viagem para lá. Desde esta primeira, Kardec constatou que, nesta cidade, de algumas centenas de adeptos no primeiro ano, o número aumentava para cinco a seis mil, em 1861, e tornara-se impossível saber o seu número no ano de 1862.


Em 1861, a cidade de Bordeaux foi acrescentada ao seu itinerário, além de outras. Constatou que, desde este ano, os números não chegavam a mil, e agora, em 1862, este número havia decuplicado, no espaço de um ano.


No post de 22/03/2020 apresentamos o bilhete/passagem de trem da Chemin de Fer l’Ouest (Vide foto) que se refere a três dos trechos da viagem de 1861 feita por Kardec. Podemos verificar os respectivos trechos: Évreux a Paris, Bayeux a Évereux e Chergourg a Bayeur. Podemos verificar que o mestre viajava de Segunda Classe e, curiosamente, consta a assinatura de Allan Kardec no bilhete.


A Compagnie des chemins de l'Ouest foi uma das primeiras empresas ferroviárias francesas e foi fundada em 1855.


O caderno com as sessões

Outro documento importante que pertence ao acervo do museu AKOL – AllanKardec.online é o caderno denominado “Voyage en 1862” (Vide Fotos). Trata-se de um caderno de dezenove páginas com escritos de próprio punho do mestre Allan Kardec, contendo as transcrições das sessões realizadas no período de 25 de agosto de 1862 a 3 de novembro de 1862, através dos médiuns d’Ambel, Leymarie, senhora Cazemajour e outros. Estas sessões ocorreram durante a Viagem Espírita de 1862.



Neste caderno temos ensinamentos e comunicações recebidas de Erasto, Sócrates e Espirito de(a) Verdade.


Este caderno, com todas as comunicações existentes em suas dezenove páginas, bem como, todo o acervo composto de mais de duas mil páginas de manuscritos, carta e documentos, estarão disponíveis com as transcrições completas e traduções no portal Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG – propiciando maiores estudos e pesquisas.


Visite o Projeto Allan Kardec da UFJF-MG

Download do livro Viagem Espírita em 1862.


Referências:

1. Voyage Spirite em 1862; 2. http://www.autoresespiritasclassicos.com/.../Allan...