top of page
  • Foto do escritorAllan Kardec Online

Caderno com as sessões manuscritas por Allan Kardec, realizadas na Viagem Espírita de 1862

Em 22 de março de 2020, em nosso post, trouxemos algumas informações sobre o livro Voyage Spirite en 1862 – Viagem Espírita em 1862 (Vide foto) – de Allan Kardec – que contém sessenta e quatro folhas e foi publicado no ano 1862.



Este livro apresenta descrições e observações sobre a situação do Espiritismo em várias localidades da França. Nesta viagem, que teve a duração de sete semanas e percorreu mais de dois mil e novecentos quilômetros, Kardec visitou Lyon, Bordeaux e umas vinte diferentes localidades, além de assistir mais de cinquenta reuniões.


Este livro contém as instruções dadas nestes diferentes Grupos Espíritas; as instruções sobre a formação de Grupos e Sociedades (Espíritas) e um modelo de regulamento para a sua utilização.


Kardec já havia feito, em outros anos, várias viagens para cidades da França, visando efetuar observações sobre a situação e o desenvolvimento da Doutrina Espírita no país.

Em 1860, esteve em Lyon e em algumas cidades que se encontravam no trajeto da viagem para lá. Desde esta primeira, Kardec constatou que, nesta cidade, de algumas centenas de adeptos no primeiro ano, o número aumentava para cinco a seis mil, em 1861, e tornara-se impossível saber o seu número no ano de 1862.


Em 1861, a cidade de Bordeaux foi acrescentada ao seu itinerário, além de outras. Constatou que, desde este ano, os números não chegavam a mil, e agora, em 1862, este número havia decuplicado, no espaço de um ano.


No post de 22/03/2020 apresentamos o bilhete/passagem de trem da Chemin de Fer l’Ouest (Vide foto) que se refere a três dos trechos da viagem de 1861 feita por Kardec. Podemos verificar os respectivos trechos: Évreux a Paris, Bayeux a Évereux e Chergourg a Bayeur. Podemos verificar que o mestre viajava de Segunda Classe e, curiosamente, consta a assinatura de Allan Kardec no bilhete.


A Compagnie des chemins de l'Ouest foi uma das primeiras empresas ferroviárias francesas e foi fundada em 1855.


O caderno com as sessões

Outro documento importante que pertence ao acervo do museu AKOL – AllanKardec.online é o caderno denominado “Voyage en 1862” (Vide Fotos). Trata-se de um caderno de dezenove páginas com escritos de próprio punho do mestre Allan Kardec, contendo as transcrições das sessões realizadas no período de 25 de agosto de 1862 a 3 de novembro de 1862, através dos médiuns d’Ambel, Leymarie, senhora Cazemajour e outros. Estas sessões ocorreram durante a Viagem Espírita de 1862.



Neste caderno temos ensinamentos e comunicações recebidas de Erasto, Sócrates e Espirito de(a) Verdade.


Este caderno, com todas as comunicações existentes em suas dezenove páginas, bem como, todo o acervo composto de mais de duas mil páginas de manuscritos, carta e documentos, estarão disponíveis com as transcrições completas e traduções no portal Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF/MG – propiciando maiores estudos e pesquisas.


Visite o Projeto Allan Kardec da UFJF-MG

Download do livro Viagem Espírita em 1862.


Referências:

112 visualizações0 comentário
bottom of page