top of page
  • Foto do escritorAllan Kardec Online

Manuscrito inédito de Amélie Boudet no Pensionato de Meninas (1844)

Em 18 de agosto de 2019, O CSI do Espiritismo publicou uma pesquisa sobre as atividades de Rivail e Amélie Boudet no ano de 1844, à frente da Escola de Comércio e Pensionato para meninas, que funcionou na Rua Mauconseil 18 (vide foto – cuja fonte é Annuaire général du commerce, de l'industrie, de la magistrature et de l'administration).

A duração deste empreendimento foi de 1844 a 1850 (provavelmente), quando a lei Falloux foi aprovada em 15/03/1850, que na prática permitiu o controle da igreja católica sobre o ensino.



𝐎 𝐦𝐚𝐧𝐮𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐝𝐢𝐬𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐦𝐞́𝐥𝐢𝐞


Para complementar a informação que o Pensionato de Meninas já estava aberto em 1844 apresentamos o manuscrito inédito contendo o discurso escrito de próprio punho por Amélie Boudet.



O discurso se refere à entrega de prêmios de final de ano (celebrações de fim de ano, quando a boa conduta e o trabalho árduo dos alunos eram recompensados ​​publicamente) das jovens que estavam com seus estudos aos cuidados da futura senhora Allan Kardec:


𝐏𝐚𝐫𝐭𝐞 𝐝𝐚 𝐭𝐫𝐚𝐝𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨

“Minhas jovens amigas, Antes de iniciar a distribuição dos prêmios, creio necessário lhes dirigir algumas palavras. Encarregada pelos seus pais para supervisionar sua educação, eles me transmitem uma parte de seus direitos, embora não nos conheçamos há muito tempo....”
“...Mas, de longe e de perto, nosso carinho as acompanhará por toda parte, e vocês sempre encontrarão em nós amigos prontos para ajudá-las se precisarem deles.”
Em breve este manuscrito estará inteiramente disponível com sua transcrição e tradução no Projeto Allan Kardec da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG - https://projetokardec.ufjf.br/.

Este manuscrito faz parte do acervo do museu virtual AKOL – AllanKardec.online.


20 visualizações0 comentário
bottom of page